Decorreu nos dias 23 e 24 de março, na Biblioteca Municipal A. M. Pires Cabral, o encontro com a autora Marta Duque Vaz e a apresentação do livro "História Interminável" aos alunos dos 3.º e 4.º anos do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros.
Deixamos aqui um excerto do texto que a Marta Duque Vaz nos deixou no seu facebook
"MUITO OBRIGADA MACEDO DE CAVALEIROS
Não falta participação e talento
Estes dois dias em que estive com cerca de duzentas crianças e alguns professores na Biblioteca Municipal A. M. Pires Cabral, em Macedo de Cavaleiros foram mesmo extraordinários! E como me dizia uma menina, no final de uma das sessões, – «gosto mesmo desta história e, olha, não é a fingir» – eu também vos digo – adorei! - e não é a fazer de conta! É pura verdade. Foram dias cheios de espanto! Muito emotivos, por diversos motivos.
A minha mãe nasceu em Macedo de Cavaleiros e apesar de, muito cedo, ter ido estudar para Lisboa, nunca nos arredou (a mim e aos meus irmãos) desta terra transmontana que tanto me diz e onde tenho familiares e amigos.
Depois, também muito emocionante, a Biblioteca tem o nome de um dos meus poetas, ou seja, de um poeta que leio há muitos anos. Por sua vez, esse poeta, é natural de Chacim, um dos lugares da Terra onde, sem exagero, fui mais feliz na minha adolescência. Por lá passa a rota da seda e também a rota dos meus afectos. E sabem que mais? Foi uma emoção sem fim voltar a abraçar uma professora, querida amiga, desses tempos em que as férias grandes eram mesmo grandes e passavam exactamente por Chacim. Ver a Goreti e os seus alunos, tantos anos depois, é indescritível de tão bonito que foi este nosso reencontro nesta Biblioteca!
Mas a magia das magias foi a participação das crianças incríveis com quem tive o privilegio de estar. Ouvi coisas que jamais esquecerei; senti abraços que trouxe comigo e guardarei para sempre. Deixo aqui os desenhos que recebi e que ocuparam horas felizes da minha tarde de Domingo. Analisei um a um, li todas as mensagens e emocionei-me.
O futuro tem futuro. Perante o que vi e ouvi, não recuo nem um milímetro. O caminho não será fácil, pode não ser, mas a viagem até lá está cheia de muitos sonhos e desafios e tem muito potencial para correr bem. A partir da História Interminável falamos a brincar de assuntos muito sérios. Falamos com a leveza dos muitos dedos no ar, com a agilidade de olhares irrequietos, com a esperança a despontar em cada palavra com que tentamos pronunciar futuro. Abrimos um frasco de PRECONCEITOS que prometemos vigiar e abolir em nome de uma sociedade inclusiva, multicultural onde o bem-comum está também nas mãos de cada um de nós.
Nós adultos, nós crianças. E o dever de cidadania.
Reflectimos, em conjunto, sobre todas as acções intermináveis que podemos ter para construirmos um mundo mais justo e inclusivo, na senda da proposta do Cid e da Cidália, os protagonistas da nossa história.
Aos professores do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros que estiveram presentes com os seus alunos, um imenso obrigada pelo dinamismo e atenção. Sem bons professores, não há crianças assim, não faltou participação e talento.
Um imenso aplauso SOLIDÁRIO para todos os professores! O momento que atravessam não é fácil.
Agradeço, ainda, à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, nomeadamente à Vereadora da Cultura, Dra. Sónia Salomé; ao Dr. António Pinto, a entrega tão genuína à causa da Educação; à Dra. Sónia Pires e à Dra. Luísa Carvalho. Foi um acolhimento inesquecível. Inesquecível foi também o abraço dos meus amigos – Leonardo, Carlota, Francisco e Candidinha. E, sempre, o carinho das minhas primas e o fabuloso abraço da minha tia Sara.
Por tudo isto este encontro na Biblioteca A. M. Pires Cabral soube a infância e a adolescência, a coisas breves e infinitas que perduram. A todas as pessoas e crianças presentes, a minha gratidão.
Marta Duque Vaz Porto, 27 de Março, 2023"
Marta Duque Vaz, (Senhora Clap)
Vídeos do encontro
23 de março - Período da manhã
23 de março - Período da tarde
24 de março - Período da manhã
24 de março - Período da tarde
Comments